Ex-Pressão Alta

26.04.13 :: 23:14. Arquivado em: Na telinha.

Hoje é o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, uma doença que atinge milhões de pessoas no Brasil e em todo mundo. Essa era uma doença que atingia apenas pessoas com idade mais avançada, porém hoje em dia é comum encontrarmos até mesmo crianças com a pressão elevada e uma das grandes responsáveis por este perfil é a alimentação.

O consumo de alimentos ricos em sódio, que está presente não apenas no sal de cozinha, mas também nos temperos prontos, nos aditivos utilizados para adoçar ou conservar os alimentos, nas carnes de sol, sertão, dentre outras, nos alimentos industrializados, inclusive os doces, é um fator que contribui para o risco de desenvolver hipertensão, bem como o consumo de alimentos que promovem inflamação (gorduras trans, gorduras saturadas, açúcares, etc) e hábitos de vida inadequados (fumo, consumo de bebida alcoólica, sedentarismo, e por aí vai).

Esse vídeo mostra de forma lúdica e divertida o que acontece na hipertensão e como preveni-la.





Tags: , , , , , , , ,


Bolo vegan sem glúten

06.04.13 :: 14:42. Arquivado em: Receitas.

Depois de alguns meses ausente volto para trazer uma receita que sofri um pouquinho para adaptar. A receita do bolo sem ovo e sem leite é da Tatiana do Panelaterapia, mas aproveitei a receita dela para adaptar em cima e fazer também sem glúten (quanta ousadia, não? rs). Depois de algumas tentativas ele saiu, e agora você confere a receita adaptada em primeira mão!

Bolo vegan sem glúten

  • 1 xíc. de chá de fécula de batata
  • 3/4 xíc. chá de farinha de arroz integral
  • 1 xíc. de chá de açúcar
  • 1 e 1/2 col. sopa de fermento
  • 1/2 col. de café de sal
  • 1/2 xíc. de chá de azeite de oliva extra virgem
  • 1 col. chá de essência de baunilha (opcional)
  • 1 xíc. chá de água morna
  • 1/2 xíc. chá de cacau em pó

Preaqueça o forno a 200ºC e unte uma forma com óleo e cacau em pó. Reserve. Peneire as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal numa tigela, misture e reserve. Em outra, misture a água morna com o azeite, a essência de baunilha e o cacau em pó. Misture o conteúdo das duas tigelas até dissolver completamente os ingredientes secos. Despeje na forma previamente untada e asse por aproximadamente 30-40 minutos.

Este bolo não fica fofinho como um bolo feito com farinha de trigo ou ovo, mas o sabor dele é muito bom! Você também pode cobrir o bolo com uma calda de cacau com “leite vegetal” e se deliciar!

A idéia desta receita não é só para os vegetarianos. Existem muitas pessoas com hipersensibilidades alimentares, principalmente ao leite, ovos e glúten. Essas alterações podem ser avaliadas através de exames e sinais físicos, sendo indispensável o acompanhamento por médico e nutricionista.





Tags: , , , , , , , , , , ,


Gelatina de uva feita em casa

23.01.13 :: 22:14. Arquivado em: Receitas.

A vantagem de se fazer gelatina em casa é que você sabe quais os ingredientes vão ali dentro, sem aromatizantes ou corantes artificiais, podendo inventar, o que torna essa receita ainda mais versátil.

A mais prática de fazer é a de uva, pois é só comprar o suco integral (aquele sem diluição e sem açúcar que vem em garrafas de vidro no supermercado) e misturar com a gelatina.

Ingredientes:

  • 1 pacotinho (12g) de gelatina incolor sem sabor
  • 500ml de suco integral de uva (se possível orgânico)

Coloque a gelatina numa vasilha e acrescente 5 colheres de sopa de água para hidratar. Depois de 5 minutos hidratando leve ao banho maria até dissolver por completo. Acrescente o suco de uva e misture. Coloque em potinhos individuais ou num pote grande e leve a geladeira para adquirir consistência.

A uva roxa é fonte de resveratrol, uma substância antioxidante que está envolvida com a proteção dos vasos sanguíneos e do coração. Por conta do suco ser concentrado, dá pra fazer sem acrescentar nem um pouquinho de açúcar ;)





Tags: , , , , , ,