Gelatina de uva feita em casa

23.01.13 :: 22:14. Arquivado em: Receitas.

A vantagem de se fazer gelatina em casa é que você sabe quais os ingredientes vão ali dentro, sem aromatizantes ou corantes artificiais, podendo inventar, o que torna essa receita ainda mais versátil.

A mais prática de fazer é a de uva, pois é só comprar o suco integral (aquele sem diluição e sem açúcar que vem em garrafas de vidro no supermercado) e misturar com a gelatina.

Ingredientes:

  • 1 pacotinho (12g) de gelatina incolor sem sabor
  • 500ml de suco integral de uva (se possível orgânico)

Coloque a gelatina numa vasilha e acrescente 5 colheres de sopa de água para hidratar. Depois de 5 minutos hidratando leve ao banho maria até dissolver por completo. Acrescente o suco de uva e misture. Coloque em potinhos individuais ou num pote grande e leve a geladeira para adquirir consistência.

A uva roxa é fonte de resveratrol, uma substância antioxidante que está envolvida com a proteção dos vasos sanguíneos e do coração. Por conta do suco ser concentrado, dá pra fazer sem acrescentar nem um pouquinho de açúcar ;)





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Suco verde com abacaxi

17.01.13 :: 23:13. Arquivado em: Detox, Receitas.

A receita de hoje é uma incrementada no já conhecido suco de abacaxi com hortelã, que já tem aquele frescor próprio, mas que pode ficar ainda mais nutritivo e “radiante”.

Ingredientes:

  • 2 folhas médias de couve (sem o talo) ou 4 cubinhos de couve
  • 15 folhas grandes de hortelã miúdo
  • 1 pedaço pequeno de pepino com casca e sem sementes (aproximadamente 2 dedos de largura)
  • 1 pedaço de 2 cm de gengibre sem casca (se o seu gengibre for grossinho pode colocar apenas 1 cm de largura)
  • 1 abacaxi médio maduro descascado
  • 400ml (2 xícaras de chá) de água
  • Gelo a gosto

Rasgue as folhas da couve com as mãos no liquidificador, acrescente os demais ingredientes e bata até triturar bem todos eles. Se desejar, passe por uma peneira grossa e sirva com cubinhos de gelo. Para fazer uma gracinha, decore os gelos com folhinhas de hortelã pequenas, colocando na cuba de gelo ao acrescentar a água.

O abacaxi e o pepino são vegetais da safra atual, o que nos incentiva a consumi-los seja na salada, como sobremesa ou nos sucos. Além de ajudarem na hidratação, fundamental para manter a pele bonita e o organismo funcionando direitinho, principalmente nesse calorão, o abacaxi ainda possui enzimas que podem ajudar na digestão.

O gengibre é um potente antimicrobiano, anti-inflamatório, antioxidante e também estimula a liberação de enzimas digestivas. Por ter um sabor marcante nem todo mundo gosta de exagerar, por isso a quantidade na receita é pequena, mas não é algo fixo: se gostar, coloque um pedacinho a mais.

A couve já foi comentada aqui antes. O hortelã também é o responsável pelo frescor dessa bebida, melhora a função digestiva e ajuda no processo de destoxificação.





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Por dentro das panelas

09.01.13 :: 11:40. Arquivado em: Leitura.

Por dentro das panelas é um livro da Késia Quintaes onde ela pegou as informações obtidas do seu doutorado e transformou em livro. Késia é uma das poucas pessoas que estudam materiais em utensílios culinários no Brasil e neste livro ela aborda de forma bastante acessível e com um apanhado histórico sobre como aquele material começou a ser utilizado em nossas práticas culinárias desde os tempos mais remotos.

A cada capítulo ela descreve um material, apresentando, no final de cada, uma tabela com as vantagens e desvantagens, cuidados que devem ser tomados ao utilizar aquele utensílio e outras informações adicionais. São vários e creio que nem todos conhecem a variedade de materiais que são usados para fazer panelas. Tem as mais conhecidas como as de alumínio, inox, ferro, barro, antiaderente, mas também de pedra sabão, cobre, vidro, cerâmica e esmaltadas. No final do livro ela também fez um resumão com diversas preparações (por exemplo: arroz, feijão, molho de tomate, frituras, etc) e apresenta quais os materiais que são indicados para fazer determinada preparação. Outra tabela apresentada no final é sobre o público alvo para cada tipo de material (panela de ferro para pessoas com anemia, por exemplo).

Descobri muitas coisas bacanas com a leitura desse livro, e uma das que mais me assustou foi o fato de que utensílios de cristal (não vidro) podem conter chumbo, um metal extremamente tóxico, e que se utilizarmos alimentos ou líquidos ácidos nesses utensílios ele passa para o conteúdo. Já outras, mesmo o livro sendo relativamente novo, acredito que já teriam bastante atualizações ou no mínimo controvérsias (será que o ferro da panela ajuda mesmo a curar a anemia ainda que boa parte dele já esteja oxidado?). Novos materiais também precisam ser melhor estudados. Por exemplo, há alguns meses publiquei uma foto mostrando uma aquisição de tábua de bambu. Surgiu a dúvida: mas madeira não é um material pouco higiênico? Ainda não encontrei estudos avaliando utensílios culinários de bambu (que já invadiram o ocidente graças a influência dos orientais em nosso país), mas existem sugestões de que ele é mais higiênico que a madeira e que possui propriedades antimicrobianas. Sabemos também que os costumes dos nossos amigos da terra do sol nascente são muito mais saudáveis que os adeptos da vida fast, então creio que pode existir sim uma vantagem em utilizar utensílios deste material. Mas a ciência é assim mesmo: a cada dia surgem novas descobertas, novas perguntas, mais rápido do que podemos imaginar.

Outra questão que eu trago é para nos preocuparmos não apenas com as panelas, mas com todo o resto dos utensílios que utilizamos para comer. Comentei do cristal, que geralmente é utilizado em taças, mas existem também as vasilhas de plástico, abastadas de estudos indicando que possui materiais com propriedades obesogênicas, ou seja, promovem a obesidade [1, 2, 3]. E as latinhas de conservas, que podem liberar alumínio e outros metais para o alimento que está ali dentro, comprovadamente associado com Alzheimer e outras desordens neurológicas [1, 2, 3]?

Se você gosta de passar umas horinhas preparando sua refeição ou no mínimo se preocupa com sua saúde, essa leitura também é pra você.





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